-
Arquitetos: TETRO Arquitetura
- Área: 158 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Eduardo Eckenfels
-
Fabricantes: AGM Móveis, Madeireira Máxima, P.Stock, Vidrex
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da passarela é dividida em blocos espalhados pelo terreno, para não interferir na mata atlântica e preservar a topografia do local. Os blocos são interligados por decks de madeira que se cruzam sem se tocar. O deck superior emerge dos fundos do lote, em contato com a vegetação, atravessa toda a casa, e na parte frontal a medida que o nível do terreno vai abaixando, o deck transforma-se numa passarela a nove metros do chão para integrar-se com as copas das árvores.
A construção de 158 m² tem três módulos horizontais distribuídos em dois andares, na cidade de Brumadinho, a 30 minutos de Belo Horizonte. Ela está cravada num terreno íngreme com 45º de aclive, e valendo-se da mínima movimentação de terra necessária, não há cortes de terra que necessitem de muros de contenção. O projeto priorizou as árvores nativas e consideram a grande presença dos jacarandás que permeiam os espaços.
O quarto principal está voltado para a mata, onde não há vizinhos, e a integração se dá pela ampla janela. A circulação entre os blocos se dá por passarelas de vidros, sem paredes, o que permite o contato visual com toda a natureza quando se anda de um cômodo para o outro.